Ao conversar recentemente com Marc de Nies, gerente da SAP Alliance, sobre a nova iniciativa RISE com SAP e a importância da conectividade para acelerar sua jornada na nuvem SAP, ele fez uma boa comparação. A conectividade é como o sistema de encanamento em sua casa. Você não presta atenção ao encanamento e toma como certo que ele funciona, até que surjam problemas como vazamento ou bloqueio.
Isso me lembrou do meu plano de mudar o banheiro da minha casa. Embora o novo local ficasse no mesmo andar, o empreiteiro me disse que teria que reformar metade da casa para refazer o encanamento. Como exigiria muito tempo e esforço para trocar o encanamento, optei por não mexer no banheiro.
Embora enfatize a importância de prestar atenção ao encanamento, minha mudança de banheiro não é uma analogia perfeita para mover seus aplicativos para a nuvem. Por que? Porque manter o cenário do aplicativo como está e não migrar para a nuvem não é uma opção. Você precisa utilizar a nuvem para ter sucesso no local de trabalho moderno. Ainda assim, é muito importante que você considere o impacto do encanamento – sua conectividade – em sua jornada na nuvem e adapte sua rede de acordo.
No meu blog anterior, falei sobre o impacto da migração de aplicativos para a nuvem, a globalização dos negócios e o fato de que os usuários hoje em dia exigem acesso a aplicativos de qualquer lugar. E não são apenas os usuários, e sim mais e mais dispositivos de Internet das Coisas (IoT) exigem conectividade. Isso força os clientes a repensar e redesenhar sua infraestrutura de rede.
As principais considerações sobre conectividade são:
- Desempenho da aplicação
- Visibilidade na rede
- Questões relacionadas à globalização do negócio
- Impacto na segurança
- Flexibilidade nos negócios
Software Defined WAN (SD-WAN) em combinação com o conceito de Secure Access Service Edge (SASE), fornecem uma maneira de superar esses desafios. Uma solução SD-WAN moderna cria um “sistema de encanamento flexível” para dar suporte à sua jornada na nuvem.
Ao mover seu cenário de aplicativos para a nuvem em várias plataformas IaaS e SaaS, o forte desempenho do aplicativo é garantido pela SD-WAN. Ele fornecerá o desempenho de rede certo para cada aplicativo, levando em consideração a criticidade de negócios de seus aplicativos. As ferramentas centralizadas de orquestração permitem a implementação rápida de novos usuários e locais e fornecem visibilidade sobre o desempenho do aplicativo em toda a rede. Os recursos SASE garantirão a segurança do número cada vez maior de endpoints, usuários, dispositivos e aplicativos hospedados em ambientes de nuvem híbrida.
Os desafios relacionados à globalização das empresas no que diz respeito a um cenário globalizado de usuários e aplicativos podem ser resolvidos por recursos de otimização de aplicativos de soluções SD-WAN. Quando usuários na Europa acessam aplicações em execução numa nuvem europeia, é provável que não sejam necessárias medidas específicas para garantir um bom desempenho. No entanto, os usuários que trabalham em outra região global (Ásia, por exemplo) se beneficiariam muito da aceleração e otimização que mitigam o impacto da latência causada pela longa distância.
Muitos usuários começaram a trabalhar em casa devido à pandemia de COVID-19. O desempenho e a segurança dos aplicativos precisam ser garantidos para esses usuários, porque trabalhar em casa veio para ficar. A SD-WAN pode otimizar a conectividade, acelerar o tráfego conforme necessário e garantir a segurança com a ajuda do SASE. Todos esses recursos são cruciais para o trabalho remoto.
Você está interessado em saber mais sobre os desafios de mover seus aplicativos para a nuvem e os recursos da SD-WAN para fornecer soluções, tomando o RISE com a SAP como exemplo? Você quer ter certeza de que seu “sistema de encanamento” é bem dimensionado para sua transição para a nuvem? Em nosso webinar gravado, discutimos essas questões com a SAP e a Aryaka, um de nossos parceiros de tecnologia SD-WAN. Analisamos exemplos de casos e soluções para mostrar como a SD-WAN garante um desempenho suave ao nublar seu cenário de aplicativos SAP.