Acesso à Internet como Underlay – Bom demais para ser verdade?

fevereiro 8, 2022
Acesso à Internet como Underlay – Bom demais para ser verdade?

A internet está se tornando uma opção popular de underlay para SD-WAN. No entanto, isso pode levantar muitas questões e o custo nem sempre é o principal fator para implantá-lo. Dizem-nos que o tempo de atividade da Internet e ter uma conexão decente está sempre sujeito ao uso, porque você deve compartilhá-la com outras pessoas.

Por que, então, estamos pensando na internet, se há poucas ou nenhuma garantia de SLA ou se o congestionamento é um risco diário conhecido? Internet pode significar congestionamento, assim como o caminho de volta para casa no carro em uma noite de sexta-feira, você pode obter uma fração da velocidade que poderia ter, porque há uma chance de todos estarem fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo e não há garantias de prioridade.

Outra consideração: problemas de Internet em trânsito podem não ser um problema, mas quaisquer problemas persistentes ainda precisam de uma causa raiz. Isso será importante para aqueles em funções de relacionamento com o cliente.

Vemos, cada vez mais, requisitos para serviços de acesso à Internet (IAS) em RFIs e pode ser para redução de custos, mas nem sempre. Se o acesso à Internet pode atingir custos mais baixos, é natural esperar que a tecnologia de overlay de SD-WAN (e seu tratamento de tráfego) lide com quaisquer “oscilações” na rede.

Se a camada inferior underlay for baseado em IAS, os problemas ainda precisam ser percebidos, identificados e corrigidos. A resolução de problemas para conexões que enviam dados diretamente ao seu destino é mais simples, mas como se espera que alguém encontre uma causa raiz na extensão da Internet? Com as ferramentas de monitoramento, não apenas o custo deve ser considerado, mas você também está entrando em uma conversa de design, como “devo ter conexões de “breakout” da Internet para o Office 365?”

A necessidade de mais ferramentas e o projeto de rede com isso, muitas vezes, trazem a conversa de volta ao custo. Qual é o principal impulsionador da estratégia de rede de longo prazo com suas partes interessadas? O custo, mais recentemente, é apenas parte da discussão; A COVID-19 colocou pressão sobre os ombros dos CIOs para pensar a longo prazo sobre onde eles querem seus dados, aplicativos e funcionários. A IAS, se implantada de forma sensata com a tecnologia SD-X, pode suportar o último, por exemplo, já que muitos funcionários já têm banda larga em casa. Os funcionários que trabalham em casa não são o único problema a ser abordado ao considerar o uso do IAS como base; com base no tipo de setor, as decisões sobre a colocação de aplicativos e armazenamento de dados podem naturalmente seguir as decisões sobre a colocação de funcionários. Os tipos de conexão de rede que enviam dados direto para o destino ainda têm um propósito e não devem ser dispensados, mas o que sua empresa precisa? Quais problemas sua empresa enfrenta? Vamos começar com isso, e as opções de tecnologia, incluindo onde implantar a Internet (IAS), seguirão.

Você quer mais insights de profissionais de rede e conectividade inteligente?

Nos siga nas redes sociais:


© Telekom Deutschland GmbH is one of the world's leading service companies in the telecommunications and information technology sector. We offer our customers products and services for connected life and work.